Respirar melhor ao Nadar

Inspiração no nado Crawl
O ato de respirar na Natação pode ser um problema para os iniciantes. Respirar bem é um elemento que parece não ter nada a ver com Natação, afinal, basta se jogar na água, saber bater braços e pernas e flutuar. Bem… mesmo para quem nada apenas ocasionalmente, saber respirar melhor é importante para evitar acidentes e desconfortos que podem ocasionar problemas no futuro. 

Qualquer que seja o motivo que te leve a nadar, há algumas situações cuja importância passa despercebida. Uma dessas situações é o ato de respirar de forma adequada durante o nado. É necessário muita atenção para que a respiração seja auxiliar de seu desenvolvimento e não cause problemas.
Movimentos de cabeça precisam ser muito bem coordenados com os de braços a fim de gerar condições mecânicas para que as vias aéreas e pulmões estejam em boa sincronia.
Veja abaixo excelentes dicas para respirar melhor durante a prática da Natação:
Não se trata apenas de buscas de técnicas para vitórias em campeonatos, respirar melhor evita entrada de água nos canais auditivos e respiratórios.
Respirar nos dois lados:
Boa parte dos nadadores sente maior facilidade de respirar de um lado que do outro. Esse fato se dá em função de detalhes fisiológicos da estrutura óssea individual, que facilitam a movimentação mais livre desse lado em que melhor se respira.
É questão de praticar. Identifique o lado em que o ar é expirado com menos facilidade e force respiração por ele. Verifique se elevando menos ou mais o braço oposto e/ou elevando mais a cabeça, as vias aéreas se abrem mais.
Respiração no nado Costas
Pratique os quatro tipos de nado – peito, borboleta, crawl e costas – e averigue em qual deles sua respiração no lado dificultado se torna mais fácil. Identifique os movimentos mais corretos e repita bastante.
Com a prática, seu cérebro se habitua a repetir tais movimentos.

Respirar pela Boca ou pelo Nariz?

Por onde você achar mais confortável. Entretanto, vários professores/técnicos sugerem que a expiração seja feita pelo nariz e a inspiração pela boca.
Quem gosta de praticar os quatro tipos de nado, veja abaixo as técnicas de respiração ideais para cada um.
  • Crawl

Os movimentos desse tipo de nado facilitam a mecânica da respiração. Gire a cabeça para o lado oposto ao braço que estiver começando a entrar na água. Esse é o momento ideal para inspirar. Mantenha o ar preso durante duas ou três braçadas e então expire. O ciclo respiratório deve ser sempre no lado oposto ao braço que entra na água.
  • Costas

É o tipo de nado que deixa o processo respiratório bastante livre, pois o nariz fica sempre fora da água. Justamente por isso, é excelente oportunidade para treinar técnicas de respiração no nado.
Inspire quando um braço estiver no ponto mais alto do movimento, segure o ar tantas braçadas quantas julgar conveniente para você e expire quando o outro braço estiver no mesmo ponto. Movimente a cabeça alternadamente sempre para o lado oposto do braço que estiver na água.
  • Peito

Inspiração no nado Peito
Tipo de nado que requer mais consistência técnica de nado, tanto por conta do consumo de oxigênio quanto por questões mecânicas. O diafragma é bastante solicitado.
Ao levantar a cabeça, vá inspirando enquanto leva os braços para frente, segure o ar até que os braços entrem na água, mesmo porque a cabeça vai estar dentro da água; eleve a cabeça e expire enquanto os braços voltam à frente.
  • Borboleta

Inspiração no nado Borboleta
A própria ação mecânica da braçada força a saída da cabeça da água. É nesse momento que se deve inspirar; a expiração é feita na braçada seguinte. Há atletas que entrepõem duas ou três braçadas no ciclo respiratório; ainda outros preferem fazer respiração bilateral, mas é mais a fim de criar oportunidade para verificar a posição dos oponentes. Se você não é competidor, use essa estratégia para treinar respiração.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os reflexos naturais dos Bebês

Os quatro estilos da Natação

Prancha de Natação: importância e modos de uso