Natação para complementar o treino de corrida

Por que você corre? É muito fácil responder à pergunta. Por ser um atividade prática, que não exige nada além de um par de tênis e força de vontade. Mas é fato que alguns esportes necessitam de exercícios complementares, não só para ajudar no desenvolvimento muscular, mas também para evitar lesões. Um exemplo é a combinação entre corrida e natação, já que acionam tanto os músculos inferiores quanto os superiores, e o melhor: sem grandes impactos.


“O trabalho dentro d’água está ligado a uma menor sensação de fadiga da parte superior do corpo e, consequentemente, a uma menor sensação geral de cansaço durante a corrida”, comenta Cadu Polazzo, mestre em Fisiologia do Exercício e treinamento esportivo.

Benefícios vão desde os músculos às articulações, respiração e até mesmo socialização!

A princípio, incluir a natação nos treinamentos de corrida pode parecer uma opção cansativa ou até mesmo desconexa, mas a verdade é que a interligação das duas traz uma série de benefícios e pode ajudar a complementar o treino de maneira extremamente positiva.
Por isso, selecionei 10 motivos principais para colocar natação e corrida juntas:
  1. Relaxamento de músculos:
A água diminui o impacto no corpo que a corrida exige, isso ajuda os músculos a relaxarem e pode ser uma boa maneira de descansar enquanto nos mantemos ativos realizando exercícios.
  1. Recuperação das articulações:
A natação alivia dores nas articulações, pois as lubrifica. Ou seja, quem tem artrose ou fibromialgia pode sentir seus efeitos amenizados.
  1. Melhora na respiração:
Nadar provoca melhoras significativas na respiração. O impacto na performance durante os exercícios pode ser percebido na rotina de treinos, principalmente nas corridas, cujo fôlego é fundamental.
  1. Treino completo:
Duas dicas importantes para quem deseja colocar natação e corrida juntas são: entender que a corrida trabalha principalmente com os membros inferiores e que a natação lida com os membros superiores e inferiores. Assim, a combinação permite que nenhuma parte do corpo seja deixada de fora, ou seja, são práticas esportivas totalmente complementares.
  1. Emagrecimento mais rápido:
Apostar na combinação de esteira ou corrida de rua e pular na água logo em seguida deve ser considerado para quem deseja emagrecer, justamente porque ambas as atividades provocam grandes perdas de calorias, ainda mais quando associadas.
  1. Melhora na coordenação motora:
Na água somos obrigados a fazer diversas partes de nosso corpo reagirem a estímulos, o que melhora a coordenação motora, item essencial para quem corre.
  1. Tratamento de lesões:
Um corredor que se lesiona pode recorrer aos benefícios da água e de professores de natação que irão ajudá-lo a manter a forma enquanto permite que a região afetada se recupere.
  1. Aliviar o estresse:
A água tem enorme capacidade de relaxar não apenas o corpo, mas a mente. Por isso, treinos de corrida que exigem muito e causam estresse podem ser contornados com esse tipo de atividade.
  1. Melhora na flexibilidade:
A água nos torna mais flexíveis, pois favorece o fortalecimento de tendões e ligamentos, principalmente entre os pés e a panturrilha. Mais um motivo para colocar natação e corrida juntas, afinal um corredor aplica muita força em seus tornozelos.
  1. Socialização:

A corrida pode ser um esporte muito individual, já que cada um tem o seu ritmo e geralmente um espaço amplo para exercer sua atividade. Nesse sentido, a natação permite exercícios que podem ser feitos em grupos dentro de um espaço limitado, o que promove a interação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os reflexos naturais dos Bebês

Os quatro estilos da Natação

Prancha de Natação: importância e modos de uso