Natação para Bebês: benefícios para a saúde

A natação destaca-se, desde sempre, como um esporte completo e acessível. Pode ser praticado por pessoas de qualquer idade, inclusive bebês, gestantes, idosos e deficientes. A atividade trabalha todos os grupos musculares, melhorando o condicionamento físico, proporcionando maior flexibilidade das articulações e resistência física.


Mas, os benefícios não param por aí! “A natação, de forma geral, melhora a condição circulatória e cardiorrespiratória, ajuda na coordenação motora e na flexibilidade, reduz estresse, melhora o sono, auxilia na recuperação de movimentos e reduz obesidade, colesterol e níveis glicêmicos”, destaca Thiago Gara, pediatra do Hospital e Maternidade São Luiz Anália Franco.
Além disso, a Natação promove uma série de benefícios, proporcionando a sensação de bem-estar, melhorando a rotina do praticante, melhorando a autoestima (amenizando, inclusive, quadros de depressão e angústia), aumentando a concentração, relaxando a mente e ativando a memória, melhorando a socialização (ao oferecer novo ambiente de amizade e descontração), isso sem falar que melhora a qualidade de vida, ajudando a prevenir várias doenças. 
E o mais interessante de tudo é que a natação é uma atividade super indicada para o bebê, pois proporciona que ele se desenvolva em toda sua plenitude. Vale destacar que as crianças, quanto mais novas, menos medo de água possuem! E, assim, a prática, o quanto antes, respeitando alguns cuidados essenciais, criará muitas vantagens aos pequenos, tanto físicas, como mentais.
Natação para bebês: 8 dúvidas respondidas:

Apesar de ser um esporte super indicado para os pequenos, é comum que os pais sintam certo receio em colocar o bebê na natação. Abaixo, você confere as respostas para as principais dúvidas em torno do assunto.
1. Existem contraindicações da natação para bebês?
Não há contraindicações, apenas cuidados com o tratamento da piscina (excesso de cloro, por exemplo) ou alergia.
2. Quais cuidados devem ser tomados na hora dos pais escolherem a escola de natação para o filho?
É necessária atenção à forma de tratamento da água, com preferência para o ozônio ou sal, em caso de alergia. Outro ponto importante é a temperatura da água que, no caso dos bebês, deve estar em torno de 26 graus.
3. A partir de que idade o bebê pode se iniciar na natação?
A idade pode variar um pouco de uma academia para outra. Mas, em geral, a partir dos seis meses.
4. A natação pode prejudicar o ouvido dos bebês?
Em geral, não. Os problemas de ouvido acontecem, na maioria das vezes, em função do mau tratamento da água. Por isso, a importância de se atentar aos cuidados com a piscina do local onde o bebê terá aulas.
Uma atitude interessante também é enxugar bem o ouvido da criança após a aula de natação, já que a umidade favorece a proliferação de bactérias. Outra ideia ainda é colocar no bebê um tampão moldável (acessório que evita a entrada de água no ouvido).
5. O contato precoce com a água evitará que a criança desenvolva medo de entrar na piscina ou no mar?
Depende muito de como os pais tratam o assunto, geralmente o medo é passado por eles ou após algum trauma. Não havendo falha neste sentido, não ocorrerão dificuldades ou medos.
A natação é importante inclusive para proporcionar confiança e mostrar que nadar está ao alcance de qualquer pessoa. Dessa maneira, os benefícios podem se iniciar na infância e perdurarem para toda a vida. De forma geral, nadar propicia a ampliação do potencial do organismo como um todo, elevação da autoestima e maior inserção social. Tendo o domínio da técnica, é possível ampliar opções de lazer, permitindo aventurar-se em coisas bacanas de serem feitas, como mergulhar para conhecer as maravilhas do fundo do mar, praticar esportes aquáticos ou, até mesmo, sentir-se à vontade para dar um simples pulo na piscina com intenção de refrescar o corpo e a alma.
6. Os bebês com problemas respiratórios se beneficiam das atividades dentro da água?
Sim. Há melhora do sistema cardiorrespiratório, com isso, há melhora da capacidade pulmonar nas trocas gasosas e melhor desempenho, o que melhora bronquites/Asma, por exemplo.
7. Piscinas tratadas com cloro podem agredir a pele da criança?
Podem, caso ocorra o excesso de cloro ou erro no PH da piscina.
8. É preciso esperar a criança completar um ano para começar?
Não, de forma geral, algumas escolas de natação já dão aulas para bebês a partir dos seis meses. Nessa fase, a criança já terá tomado parte das principais vacinas.
E, vale destacar: quanto mais cedo começar, maior será o repertório motor e emocional do bebê, o que auxiliará num crescimento saudável.
Mas, é sempre importante conversar com o pediatra da criança antes de iniciá-lo no esporte.

9 vantagens da natação para bebês:

Os benefícios específicos da natação para os pequenos são:
1.    Melhora da coordenação motora;
2.    Redução da incidência de quadros respiratórios;
4.    Melhora da qualidade de sono;
5.    Melhora do apetite;
6.    Aumento da resistência muscular;
7.    Melhor noção de espaço e tempo;
8.    Ativação da circulação sanguínea;
9.    Contato mais seguro da criança (e futuro adulto) com a água.

Detalhes aos quais os pais devem se atentar:

Decidiu colocar o bebê na natação? Ótimo! Mas é importante pensar em alguns pontos:
·       O bebê precisa estar vacinado com as primeiras vacinas obrigatórias, por isso é sempre importante conversar com o pediatra e se informar melhor. É preciso atenção à forma de tratamento da água da piscina, com preferência para o ozônio ou sal em caso de alergia.
·       É preciso se atentar ainda, à temperatura da água que, no caso dos bebês, deve estar em torno de 26 graus.
·       O uso de protetor de ouvido pode ser interessante para o bebê.
·       Após a aula, que costuma durar de 20 a 30 minutos, o bebê deve ter uma boa refeição, pois os momentos dentro de água necessitam de muita energia e, por isso, abrem o apetite.
·       Após a aula, dê um bom banho no bebê e, de preferência, hidrate sua pele.
Por fim, é sempre interessante conversar com o pediatra sobre o interesse em colocar o pequeno na natação; ele certamente passará todas as orientações específicas.
Divertida e estimulante, a natação é uma ótima atividade para os bebês! 

 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os reflexos naturais dos Bebês

Os quatro estilos da Natação

Prancha de Natação: importância e modos de uso