Qual a idade para a criança iniciar na prática da Natação?

A idade "certa" não existe. As opiniões se dividem, enquanto uns falam sempre a favor da natação para bebês, outros acham que os benefícios podem ser conseguidos em outros atividades e que seria melhor esperar um pouco.

Normalmente, nunca antes dos 3 meses, por questões óbvias, como a fragilidade do bebê em relação à possíveis infecções que ele pode pegar. Eu, pessoalmente, estenderia essa idade mínima para depois dos 6 meses. Para que ele já seja um pouco mais "forte" e tenha recebido outras vacinas. Isso aliado à melhor época do ano. Se seu bebê tem 6 meses mas estamos no outono ou inverno quando as infecções são mais frequentes, é melhor esperar alguns meses mais.

Os especialistas em natação dizem que os bebês tem mais facilidade na água antes de 1 ano, porque ainda trazem alguns reflexos da época em que estavam na barriga da mãe.

A escolha da idade ideal é muito pessoal e a mãe é quem deve sentir qual o melhor momento para o bebê e conversar isso com o pediatra. A verdade é que não precisa ter pressa. Ainda que seja depois de 1 ano, o bebê se adaptará a aprenderá rápido.

Dicas para Natação para Bebês:  

  • A idade mínima para começar a fazer natação é quando o bebê já desenvolveu minimamente o sistema imunológico (por volta dos 6 meses com variações individuais);
  • Demonstre segurança ao bebê. Realize movimentos lentos e relaxados que inspirem a confiança da criança;
  • Se o bebê demonstrar medo ou resistência à água, não o obrigue a fazer a atividade. Tenha paciência e promova uma aproximação gradual a cada aula.
  • Siga as indicações do professor que estiver coordenando a atividade. Elementos como boias, bolas e pranchas têm um fim educativo, mas é importante utilizá-los de forma progressiva.
  • Não exija que o bebê faça mais do que o professor indicar. A natação deve ser um momento de relaxamento e prazer.
  • Não exponha o bebê a aulas de mais de 30 minutos. A resistência e os reflexos da criança tendem a sofrer um desgaste após meia hora de exercícios.
  • Interrompa a aula se você notar que o bebê está cansado ou com frio.
  • Tenha à mão uma toalha ou saída de banho de algodão para proteger a criança assim que ela sair da piscina.
  • Dê um banho cuidadoso no bebê depois de cada sessão para eliminar o cloro e outras substâncias presentes na água da piscina que possam afetá-lo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os reflexos naturais dos Bebês

Os quatro estilos da Natação

Prancha de Natação: importância e modos de uso