As atividades lúdicas na Natação Infantil

Há uma relação entre o brincar e o movimento humano. A brincadeira é o impulso do lúdico, que se faz presente no homem durante todas as fases da vida, principalmente na infância.

A partir do momento que a criança começa a aprender certos movimentos, ela passa a brincar e desenvolver novas formas de executar esses movimentos. Assim, pode ocorrer no meio líquido, a criança aprender movimentos dos nados e conseguir executá-los, e de acordo com que ela vai brincando com esses movimentos ela passa a ter autonomia sobre eles, consequentemente aprendendo a nadar.

O lúdico pode ser um motivador intenso se tratando de algumas atividades físicas, principalmente com crianças. A ludicidade pode contribuir para a autonomia da criança e para a criatividade.

A criança com idade entre 3 e 6 anos provavelmente não irão as aulas de natação para aprenderem a nadar os 4 estilos de nado, certamente irão com a idéia de que irão brincar na piscina da academia. Assim, há uma necessidade de se oferecer as crianças algo mais atrativo, motivador e divertido. Nesse ponto, entra os jogos e brincadeiras, a partir daí, a criança conseguirá desenvolver capacidades que a levarão entender a natação não só pelo lado de brincar, mas também seus desafios e exigências.

Quando a ludicidade está inserida no meio das atividades propostas na natação através de jogos e brincadeiras, as crianças podem criar e descobrir várias possibilidades que existe no meio aquático. Outro fator que o lúdico traz é a motivação, que é a geradora de emoções positivas, possibilitando a prática de atividades físicas na rotina das crianças. Assim, tem-se uma relação entre prazer, satisfação, alegria com o lúdico das brincadeiras, proporcionando um incentivo as crianças a praticarem a natação.

Ao se propor brincadeira nas aulas de natação se objetiva proporcionar as crianças oportunidades onde elas terão saúde, lazer, segurança e recreação, e não somente um alto desempenho e um brilhante futuro no rendimento esportivo. Lembrando que essas brincadeiras devem alcançar todas as crianças, desde as mais hábeis quanto às menos hábeis.


A aplicação de atividades lúdicas nas aulas pode desenvolver plenamente a criança além de tornar as aulas mais prazerosas. Para isso, as aulas precisam ter um nível de divertimento e satisfação gerando uma realização na criança.


Fonte:
SANTOS, Antonio Carlos dos. Jogos e atividades lúdicas na alfabetização. Rio de Janeiro: Sprint, 1998.
VENDITTI JÚNIOR, R.; SANTIAGO, V. Ludicidade, diversão e motivação como mediadores da aprendizagem infantil em natação: propostas para iniciação em atividades aquáticas com crianças de 3 a 6 anos. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires. Año 12. n° 117. Fevereiro. 2008.http://www.efdeportes.com/efd117/iniciacao-em-atividades-aquaticas-com-criancas-de-3-a-6-anos.htm

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