Os benefícios da Natação para quem sofre com problemas respiratórios


Os problemas respiratórios acometem muito frequentemente grande parte da população brasileira. A poluição emitida pelos carros e pelas fábricas, o uso de agrotóxicos nas frutas e verduras, a presença de uma série de produtos químicos usados (muitas vezes, de forma inadequada) para conservar os alimentos vêm deteriorando a saúde das pessoas.

Para amenizar o problema, muita gente acaba procurando os esportes, já que eles unem o ganho de concionamento físico ao aumento da resistência. E os benefícios da natação para aqueles que têm problemas respiratórios são inegáveis.


Benefícios da Natação no tratamento de problemas respiratórios
Muitos médicos indicam a natação como parte do tratamento para quem tem doenças respiratórias. A asma, por exemplo, é bem comum e é possível mantê-la totalmente controlada com a ajuda desse esporte aquático.

Asma

Como é uma das doenças respiratórias mais comuns, é impossível não falar sobre a asma neste post. Ao contrário do que muitos pensam, o asmático tem, na realidade, dificuldade de colocar o ar para fora dos pulmões. Ou seja, ele fica com excesso de ar e acaba se asfixiando com ele, tendo a falsa impressão de que está faltando.

Os músculos abdominais (reto abdominal, transverso e oblíquo interno e externo) são os principais responsáveis pela expiração. Em regra, quando esses músculos estão fortalecidos, a tarefa de expirar se torna mais fácil.

Bronquite

Essa é uma patologia bastante comum em jovens e crianças. Sua característica principal é a inflamação da porção inferior da traqueia e dos brônquios, que acaba dificultando as trocas gasosas que ocorrem nos alvéolos. 

Como a natação aumenta o fluxo de ar e também ajuda a expandir a caixa torácica, as trocas de gás carbônico e oxigênio ficam mais eficazes. Isso ocorre graças ao intenso alongamento da musculatura intercostal, que abre e fecha as costelas constantemente. 
Assim como a asma, a Bronquite não pode ser curada. Portanto, a única opção é tentar manter os sintomas sob controle. E esse tratamento é absolutamente facilitado pelo nado recorrente. Para quem nada regularmente, a sensação é de que a doença simplesmente sumiu.

No início, a pessoa pode até sentir uma certa dificuldade na execução dos exercícios, mas, se persistir, os bons resultados não demoram a surgir. É um desafio que certamente vale a pena, pois o alívio nos sintomas costuma vir em pouco tempo. 
Ainda assim, pessoas com bronquite precisam fugir de ambientes com muita poeira, fumaça, cigarro, tapetes e almofadas, elementos excessivamente prejudiciais para quem tem esse problema. 

Rinite

Considerando que aproximadamente 70% dos asmáticos também apresentam rinite alérgica, é possível considerar a natação como um tratamento dose dupla, pois a prática regular ajudará no controle de ambas as doenças. 

Sinusite

A sinusite é uma inflamação que acomete os seios da face e pode causar dores na cabeça, ouvido e no próprio rosto. Há ainda outros sintomas, como mau hálito, perda do olfato e febre. 
Como a resistência da água “força” a capacidade respiratória do nadador, também pode aliviar essas desagradáveis consequências provocadas pelos sinos inflamados. 

Outras alergias

Com uma taxa de poluição no ar cada vez mais crescente, é muito comum ver pessoas com problemas alérgicos. Em longo prazo, a natação é um excelente medicamento para sanar esses distúrbios. Além de trabalhar a respiração como um todo, o ambiente aquático aumenta a umidade do ar que entra pelas vias aéreas, minimizando o quadro alérgico.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os reflexos naturais dos Bebês

Os quatro estilos da Natação

Prancha de Natação: importância e modos de uso