Dores nas costas? A Natação pode te ajudar!

Você é o tipo de pessoa que sofre com dores nas costas? Sabia que a natação pode ajudar a aliviar este incômodo? O sedentarismo e a má postura são duas das principais causas da dor na coluna – e no corpo também! -, sendo completamente prejudicial a sua saúde. Praticar exercícios físicos, como a própria natação, não só traz benefícios diretos como pode ser bastante prazeroso.
Com a natação você estará trabalhando para aliviar as dores musculares e melhorando as articulações e a musculatura, tornando-a mais enrijecida. Dentro da água é possível tirar um peso significativo da coluna, devido as propriedades do ambiente, livre de impacto. Assim, você ganha mais resistência e amplitude de movimentos. Além disso, a prática do exercício ajuda na saúde do coração.
Vale destacar, entretanto, que em alguns casos de problema de coluna o nado de peito e o de borboleta não são indicados. Por isso, o ideal é sempre se consultar com um médico antes de iniciar qualquer atividade física, bem como contar com a orientação profissional do seu professor durante a prática.

Benefícios

Quando as pessoas buscam ajuda para melhorar as dores nas costas em atividades como a Natação, elas visam reduzir os impactos que outras práticas causam na coluna. Dentro da água, é possível retirar o peso que as costas poderiam vir a sentir se você estivesse realizando outros tipos de exercícios. Outras vantagens são:

1. Menos impacto

Grande parte das queixas relacionadas aos exercícios físicos é o excessos de impacto sofrido pelas articulações. Entretanto, as práticas de natação e hidroginástica vão na contramão desses problemas. Atividades em água ajudam a trabalhar todo o corpo de forma mais leve, contribuindo para o aumento da flexibilidade do corpo e proporcionando menos dores pós-exercícios.

2. Diminuição de dores da artrite

Os alongamentos dentro da piscina contribuem para fortalecer os músculos e, aliados à água aquecida, ajudam a desprender a rigidez das articulações. Para quem sofre com osteoartrite também pode se beneficiar de boas braçadas na água, sem agravar nenhuma outra parte do corpo.

3. Equilíbrio nos níveis de colesterol

As atividades mencionadas podem favorecer o equilíbrio dos níveis do colesterol bom e do ruim. A natação, por exemplo, contribui para manter as boas condições do endotélio — camada que reveste as artérias e, com o passar do tempo, pode perder a flexibilidade.

4. Redução de asmas e alergias

Bem se sabe que as atividades aquáticas contribuem para a redução dos sintomas de doenças respiratórias. Os exercícios auxiliam na expansão do volume do pulmão e no trabalho de técnicas de respiração. Em apenas um ano de prática, já é possível perceber as condições de melhora do praticante.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os reflexos naturais dos Bebês

Os quatro estilos da Natação

Prancha de Natação: importância e modos de uso