Respiração correta durante o nado

Não importa seu nível de natação, respirar é o motor que impulsiona o esforço físico. É um aspecto técnico muitas vezes menosprezado, tanto em treino quanto em competição, sendo fundamental trabalhá-lo. De fato, em terra, respirar é um ato natural e inconsciente, mas na água o caso não é o mesmo.


A importância de treinar a respiração

Respiração Nado Peito
Durante o exercício, nossos pulmões demonstram uma habilidade impressionante de adaptação. Quando a necessidade de oxigênio aumenta, eles deixam entrar mais ar e, portanto, mais oxigênio. O mesmo fenômeno ocorre quando expiramos para liberar uma grande quantidade de dióxido de carbono no ar.
O treino ensina você a respirar mais rápido, profundamente e de modo mais eficiente. Exercícios de respiração ajudam você a entender como respirar melhor enquanto nada. Portanto, aprender a respirar adequadamente pode melhorar muito a performance.
Em comparação, para acompanhar o mesmo nível de esforço físico, uma pessoa bem treinada se beneficiará com a habilidade melhorada de usar a respiração e o oxigênio do ar; ela pode, portanto, reduzir seu ritmo respiratório e ser mais eficiente.
Claramente, uma respiração bem controlada é uma vantagem durante o exercício mas também durante a fase de preparação para aquecimento e durante a recuperação e alongamento depois da atividade.
“Falta de ar”
Quando o sistema circulatório não é capaz de estocar uma quantidade suficiente de sangue oxigenado para executar requisitos, você fica sem ar. Mas não são apenas a capacidade e a função respiratória que estão diretamente envolvidas. O coração tem um papel principal nessa sensação de falta de ar, que tem mais a ver com os pulmões.
Má respiração causa baixa oxigenação. Isso é chamado de hipóxia. É um desequilíbrio entre as necessidades de oxigênio dos tecidos e o fornecimento. Quando a hipóxia afeta os músculos, pode levar às câimbras e lesões inflamatórias.

Na água

Na água, a respiração é sempre pela boca. A exalação esvazia completamente o ar dos pulmões, fazendo a inalação seguinte ser mais eficiente. Expirar demora até duas ou três vezes mais do que inspirar.
Outro aspecto que faz com que a respiração na água seja diferente é a coordenação entre movimentos e respiração. Seja para nado peito, crawl, borboleta, seja costas, a exalação e a inalação devem ser sincronizadas com os movimentos de braços e pernas.
A respiração tem uma grande influência em:
  • Técnica de natação
  • Boiar
  • Equilíbrio e alinhamento do corpo na água
  • Propulsão e esforço muscular
  • Hidrodinâmica e resistência da água
Agora você não pode mais dizer que não sabe! Então tire a sua cabeça da água e respire.

Boa prática!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os reflexos naturais dos Bebês

Os quatro estilos da Natação

Prancha de Natação: importância e modos de uso