Natação para Bebês


A Natação pode ser praticada por qualquer pessoa, desde que nasce até a velhice, com pouquíssimas restrições (MOURA JR, 2000). É portanto, uma das atividades físicas mais abrangentes e tradicionais do ser humano, sendo vinculada para fins: competitivos, terapêuticos, segurança, recreativo, condicionamento ou simplesmente de relaxamento (LIMA, 2003).

Segundo Ferreira (2003) são inúmeros os benefícios proporcionados pela Natação, pois essa atividade melhora a coordenação motora, proporcionando noções de espaço e tempo, prepara a criança psicológica e neurologicamente para o auto-salvamento, aumenta o condicionamento cardiorrespiratório, estimula o apetite, além de tranquilizar o sono. 

Desse modo, ao submetermos o bebê a um longo tempo de experiências desenvolvidas na água, ajustaremos suas referências, de maneira que seu quadro motor se desenvolva no meio aquático e melhore suas respostas aos estímulos existentes. A Natação enquanto atividade física sistematizada favorece a tomada de consciência do bebê em relação a si, ao meio, ao grupo e a sociedade, contribuindo para o desenvolvimento de todas as suas aptidões, pois o desenvolvimento na água ocorre de acordo com sua maturação, com o aprimoramento de seus reflexos e de sua coordenação (SAAVEDRA; ESCALANTE; RODRIGUEZ, 2003)

Período Sensório Motor: de 0 a 18 meses

Período que ocorre a assimilação básica e formação do esquema através do movimento. Nessa fase, segundo Piaget, o bebê constrói o significado do seu mundo pela coordenação de experiências sensórias com o movimento. De acordo com Cirigliano (1981), esse é um período em que o professor deve explorar os reflexos naturais do bebê, onde com a chegada do amadurecimento ou a mielinização do córtex faz com que vários reflexos sejam inibidos e gradualmente desaparecem, no nosso próximo artigo serão explicados os mais significativos no processo de aprendizagem da Natação.

Assim observa-se que a prática dessa atividade deve ser orientada numa perspectiva educativa em função do prazer que a água proporciona a esse público, onde se deve unir o útil ao agradável, fazendo com que as aulas sejam muito estimulantes, para assim proporcionar um aprendizado divertido a esse bebê. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os reflexos naturais dos Bebês

Os quatro estilos da Natação

Prancha de Natação: importância e modos de uso