Os benefícios da Natação para a longevidade



Considerado o esporte mais completo, à Natação vem sendo creditada mais benefícios. Além de ser uma atividade que não afeta as articulações, ela promove relaxamento dos músculos, ajuda a aliviar a tensão muscular, melhora a postura, aumenta a flexibilidade, beneficia o sistema cardiorrespiratório, entre outros. Agora, ao esporte vem sendo atribuído o poder de retardar o envelhecimento.

Pesquisa realizada pelo Centro Counsilman da Ciência da Natação da Universidade de Indiana Bloomington constatou que os nadadores masters, com mais de 35 anos, que nadavam aproximadamente de 3.200 a 4.500 metros, três a cinco vezes por semana, ganharam longevidade. Esse estudo levou em consideração marcadores de idades tradicionais como pressão arterial, função pulmonar e massa muscular.

Outro estudo da Universidade da Carolina do Sul, mostrou que a Natação também reduziu drasticamente o risco de morte. O estudo durou 32 anos e acompanhou 40 mil homens, com idade entre 20 e 90 anos. Os que nadaram tiveram taxa de mortalidade 50% menor do que os que não nadaram.

O que faz da Natação um fator importante para a longevidade é que, por ser uma atividade aeróbica, maximiza os sistemas respiratório, cardiovascular, circulatório, digestivo, irrigação sanguínea cerebral, entre outros, deixando seu corpo em funcionamento e cada vez mais vivo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os reflexos naturais dos Bebês

Os quatro estilos da Natação

Prancha de Natação: importância e modos de uso