Asma: nadar é o melhor remédio!

... ou nadar no mar!
Nadar na piscina...











Com o período frio se aproximando e a ocorrência de baixa umidade do ar, mudanças bruscas de temperatura e aumento da poluição, as doenças respiratórias como a asma, costuma incomodar mais e a natação é o esporte mais indicado para amenizar os sintomas.

A asma atinge, aproximadamente, 16 milhões de brasileiros e como o clima frio pode provocar queda da imunidade, as pessoas se tornam mais predisposta a desenvolver a doença.

A natação fortalece o sistema respiratório, alongando a musculatura intercostal, abrindo e fechando as costelas, movimentando a caixa torácica através dos movimentos dos braços, e trabalha a musculatura abdominal facilitando a respiração diafragmática. Todos esses movimentos são coordenados com a respiração. Além disso, a resistência da água exige que a respiração seja mais forte, e o ambiente aquático mantém as narinas úmidas, eliminando a secura normalmente encontrada na asma.

Estudos mostram que praticantes da natação apresentam melhora importante no quadro da asma, apresentando menores ocorrências de internações hospitalares, assim como redução das crises.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os reflexos naturais dos Bebês

Os quatro estilos da Natação

Prancha de Natação: importância e modos de uso