Natação Infantil: nadar contribui para o desenvolvimento do equilíbrio




prática da atividade física faz bem ao corpo
e a mente das pessoas em qualquer idade, principalmente a partir dos 6 meses de vida. Uma das modalidades que proporciona o bem-estar aos bebês e a única recomendada para os pequenos com menos de 1 ano de idade é a Natação Infantil, que ajuda na alimentação, socialização, coordenação motora e equilíbrio, o que contribuí para que a criança se torne um adulto ágil, saudável e com flexibilidade.

A criança, principalmente em seus primeiros anos de vida, passa por um processo intenso de desenvolvimento e maturação. Até os 5 anos de idade, ela tem a capacidade de ter 90% do seu cérebro preparado para o futuro. Na verdade, todos esses desenvolvimentos podem ser auxiliados e estimulados com a Natação.

Além dos bebês se divertirem na água e trabalharem o sistema respiratório, eles também aprendem a ter um melhor equilíbrio e desenvolvimento motor. Essa é a conclusão de um estudo da Universidade Norueguesa de Ciências e Tecnologia. Os pesquisadores acompanharam 19 bebês entre 6 e 7 meses. As aulas envolviam atividades como ajudar a criança a dar cambalhotas sobre um tapete flutuante, mergulhar e equilibrar-se na mão do pai ou da mãe para pegar algum objeto. Aos 5 anos, essas mesmas crianças passaram por um novo teste. A equipe de pesquisadores fez com que os pequenos andassem na ponta dos pés, balançassem apenas 1 pé, pulassem corda, rolassem uma bola para o gol. O resultado foi bem claro: aqueles que praticaram Natação saíram-se bem melhor na avaliação.

Portanto, ambientar uma criança com exercícios na água é excelente para a saúde, pois é bum estímulo das capacidades motoras e psicológicas. Cada movimento novo é uma descoberta. Submersos na piscina, um mundo diferente é desvendado pouco a pouco. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os reflexos naturais dos Bebês

Os quatro estilos da Natação

Prancha de Natação: importância e modos de uso